quarta-feira, 4 de julho de 2012

1º Post

Olá! É com prazer que inicio os trabalhos do Investidor Miserável!

Sem muitas delongas, vou lhes apresentar minha proposta para com este blogue:

* Quero armar uma estratégia de investimento em renda variável com aportes mensais de, no máximo, R$ 124,40 (Porque cento e vinte e quatro reais e quarenta centavos? Sugestão de 20% do salário mínimo).

* Quero deixar exposto as empresas que vou investir, o valor pago por ação, o custos de corretagem, emolumentos e taxa de custódia, além do desempenho mensal da carteira de ações.

* Onde quero chegar com este desafio? Quero verificar se o desempenho do portfólio no longo prazo pelos aportes mensais de 20% de um salário mínimo é satisfatório. O que considero satisfatório? Algo que seja superior ao rendimento de poupança. Então porque não aplica num fundo? Não, prefiro aplicar by myself.

Sei que se escolher as empresas certas - que apresentam perfil de gerar retorno ao acionista, que respeitam o minoritário, que possuam lucros constantes e crescentes e que tenham boas perspectivas para o futuro - as perspectivas de sucesso são maiores, visto que o horizonte que penso em manter este projeto é de, no mínimo, 30 anos (será?)!

Massss... Também estou consciente que serei alvo de chacotas se o desempenho for desfavorável.

Sei que o "desafio será bem desafiante" pois dos 100% que investirei, aproximadamente 12, 13% representarão emolumentos, corretagem e taxa de custódia. Portanto, estaria disponível para investimento aproximadamente R$ 108,00. Então esta é uma regra do "jogo" e sei que já larguei em desvantagem. Mas como o foco é longo prazo e reinvestimento em dividendos acredito que a força dos juros compostos compensará esta rentabilidade negativa nos primeiros 10 anos.

Encerro este primeiro post e informo que amanhã (05/07/2012) efetuarei a primeira compra da carteira. Pretendo fazer pelo menos uma atualização por mês com a compra e a performance da carteira. E sempre que  possível postarei assuntos relacionados ao buy & hold.

IMPORTANTE: Este blogue não sugere a ninguém que siga esta estratégia. Se vai investir em renda variável esteja consciente dos riscos e não invista por dicas de ninguém: estude e busque conhecimento.

3 comentários:

  1. Boa noite, como faço para reinvestir o dividendo?

    ResponderExcluir
  2. Já li todo o conteúdo aqui. Estou acompanhando :D

    Se possível add meu blog na sua lista

    http://investimentos2016.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Investidor Maluco,

      muito agradecido pela visita.

      Vou adicionar seu blog a minha lista.

      Abraço!

      Excluir