domingo, 26 de fevereiro de 2023

127ª Compra - BBDC3

 Investimento do mês: Bradesco ON


Adquiri 20 unidades a R$ 13,00 o exemplar.



Proventos recebidos em janeiro:



Composição da carteira:



Desempenho:



Pizza:



Evolução patrimonial:




Histórico de proventos recebidos e aporte (mensal):


Histórico de proventos recebidos e a receber (anual):


Bom dia, boa tarde, boa noite, estimados amigos! Findamos um doze avos do ano e cá estamos para mais uma atualização deste humilde projeto de investimentos.

Antes de mais nada quero me desculpar pela demora nas postagens, (estamos quase em março e ainda não fiz a atualização de janeiro). Reforço que nos próximos meses pretendo publicar a postagem o mais breve possível após a virada do mês. 

Vamos ao que interessa: fechei o mês de janeiro com resultado negativo de -3,07%. O Bradesco caiu com força e, devido a concentração, acabou comprometendo o desempenho do mês. O IBOV teve performance de +3,40%. 

Com a queda nas cotações, o patrimônio voltou abaixo dos 25k para R$ 24.607,08. E quanto aos proventos recebidos, creditou na conta os tradicionais juros sobre o capital do Bradesco e os rendimentos do KISU11. 

No tocante ao racional da compra do mês, optei pelas ações do Bradesco para alcançar a minha meta do ano de 700 ações (637 +10%  de bonificação = 700 ações). A estratégia é acumular mil ações do BBDC3 utilizando as bonificações como "atalho". 

Contudo, frente as intempéries com as lojas Americanas, possivelmente não haverá bonificação esse ano. Usualmente a bonificação é anunciada até fevereiro e até o momento nada foi divulgado. 

Entendo que a cotação do Bradesco não caiu de graça: a inadimplência disparou, a concorrência aumentou e, para piorar ainda mais, a provisão gigante das Americanas. Tudo isso inibiu os compradores e a cotação chegou próxima aos patamares da pandemia pelo gráfico ajustado pelos proventos. 


Isso não estava no preço e o mercado ajustou. Agora resta saber quanto o resultado do balanço será afetado em 2023. Mas uma vez que as provisões de devedores duvidosos diminuírem, os resultados voltarão a melhorar. E nunca se sabe, porém parece difícil ocorrer mais um calote do porte das Americanas para justificar a cotação tão descontada assim. 

O ROE dos últimos 12 meses está em 13% e, apesar dos desafios, o patrimônio do banco segue crescendo ano após ano:


Pode não ser a instituição financeira que mais cresce, contudo, apesar dos calotes bilionários, segue evoluindo, pagando proventos e recomprando as ações. 


Para esse ano não vou comprar mais, frente ao objetivo do ano alcançado e a concentração, todavia a cotação nestes patamares desperta o interesse de seguir aportando. Mas, por ora, vou seguir a estratégia e diversificar os aportes nas demais empresas ao longo do ano.

Para esse mês era isso que gostaria de compartilhar com vocês.

Reforço o recado para me acompanharem no YouTube e no Instagram.


https://www.instagram.com/investidormiserave/

Abraços efusivos, bons investimentos e até o próximo mês.

6 comentários:

  1. Parabéns por mais 1 mês de aportes e disciplina!

    Essa bonificação de 10% do Bradesco vinha acontecendo há quanto tempo?
    Ano passado consegui receber... será que esse ano não vai ter mesmo? Pode ser, esse rombo das Americanas fez com que muita coisa na nossa economia parecesse um castelo de cartas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez agora não façam... porque tem a ver com aumento do capital social, e eu acho que esse valor vem das reservas de lucro... tem que ver como andam essas reservas.

      Excluir
    2. Prezados Mago e Bilionário,

      a bonificação ocorreu nos últimos anos. Alguns anos 20% mas a maioria em 10% ao ano.

      Em 2021 as reservas de lucro estavam no patamar de 70 bi. Em 2022 não atualizou ainda no status invest.

      Excluir
  2. Vendi todas meu PIBB11 e abrindo posição nessas ações, IRB foi um surto que tive um tempo atrás, queria fazer um trade me lasquei com 50% de preju. Da lista já comprei brap que é praticamente VALE.. comprei BBDC e ITSA próxima será SAPR4 por enquanto é isso, vamos ver como será minha empreitada nas ações. abraço
    BRAP3
    BBAS3
    BBDC3
    SAPR4
    CMIG4
    ROMI3
    PETR4
    ITSA3
    IRBR3
    TAEE11

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Soldado,

      muito interessante a sua carteira, penso que tem bom potencial de valorização.

      Excluir