Investimento do mês: Klabin PN
Adquiri 61 unidades a R$ 3,50 o exemplar.
Proventos recebidos em dezembro (NOVO RECORDE):
Composição da carteira:
Desempenho:
Pizza:
Evolução patrimonial:
Histórico de proventos recebidos (mensal):
Histórico de proventos recebidos (anual):
Bom dia, boa tarde, boa noite, estimados amigos! 2019 encerrou e vamos para mais uma (atrasada) atualização deste humilde projeto amador de investimentos.
Trecho retirado da atualização de janeiro de 2019: "para o final do 2019 eu espero alcançar um patrimônio superior a 15k e superar o total de proventos recebidos em 2018. Dezembro do final deste ano veremos o que foi alcançado."
Apesar do desempenho ficar abaixo do IBOV, a carteira ficou com rentabilidade de 27% em 2019.
Resultado um pouco abaixo do esperado, porém se considerar que em janeiro de 2019 eu estava com expectativa de ultrapassar o patamar dos 15k de patrimônio e superar o montante de dividendos recebidos em 2018, me sinto satisfeito com o resultado no final de dezembro: o patrimônio encerrou acima de 18k e o total de dividendos recebidos dobrou na comparação com 2018.
Os proventos recebidos em outubro e dezembro contribuíram para a quebra de recorde deste patamar. Outro número que merece ser mencionado é que o valor recebido de proventos em dezembro superou o aporte mensal. Achei que isso demoraria mais algum tempo a acontecer mas, felizmente, ocorreu em 2019.
No tocante ao esperado para o final de 2020, considerando o momento de "gravidade para cima" da bolsa, imagino até o final de dezembro o patrimônio esteja superior a 25k. Quanto ao total de dividendos para 2020, penso que o valor alcançado em 2019 será superado.
E quanto a quantidade de ações para cada empresa, fica ousado mensurar um número a alcançar pois as cotações oscilam todos os dias. Mas a tendência é que eu foque os aportes em Braskem e Klabin.
E vocês, quais as empresas que pretendem acumular no decorrer do ano?
Abraços efusivos, um promissor 2020 e até o próximo mês!