segunda-feira, 5 de outubro de 2020

99ª Compra - TUPY3

 Investimento do mês: Tupy ON

Adquiri 18 unidades a R$ 16,60 o exemplar.


Proventos recebidos em setembro:



Composição da carteira:


Desempenho:


Pizza:


Evolução patrimonial:


Histórico de proventos recebidos (mensal):



Histórico de proventos recebidos (anual):



Bom dia, boa tarde, boa noite, estimados amigos! Atrasadamente vamos para mais uma atualização desde humilde projeto amador de investimentos. 

E, assim como agosto, o mês de setembro não vai deixar saudades. Pelo menos no tocante ao desempenho das ações. Os efeitos da pandemia e as adversidades de  Brasília seguem ancorando a retomada da economia e a bolsa está precificando este cenário desafiador que se avizinha. 

Com isso o desempenho no mês ficou em -2,87%. Os proventos recebidos foram aqueles trocados que o Bradesco paga mensalmente: R$ 5,82.

Para fazer frente a este cenário estou aos poucos montando posição em empresas com receita em dólar. Tenho uma posição pequena em Klabin e neste mês aumentei a posição em Tupy. O mais adequado seria se posicionar nestas empresas num momento em que a moeda americana não estivesse tão apreciada como está hoje (para conseguir uma margem de segurança melhor). Contudo, a Tupy está com um P/VPA de 1,09 (paguei R$ 16,60 e o VPA está em R$ 16,44). 

Ela chegou a pagar R$ 1,50 por ação de dividendos em 2017, sobretudo ela fez uma aquisição relevante recentemente e o caixa pode ficar comprometido para cobrir este investimento nos próximos resultados. 


Além do objetivo de fechar 2021 com 500 ações do Bradesco (caso ocorra a bonificação), espero fechar o ano que vem com 100 ações da TUPY3 também. Tenho 61 ações. Faltariam 39 para alcançar o objetivo. 


Acima a evolução da minha renda passiva. Mesmo que sejam cifras humilde e que este ano os dividendos estejam comprometidos, os rendimentos seguem evoluindo. Claro, 2020 e 2021 devem distorcer os números, mas não tem como negar que estou progredindo ano a ano. 


Durante o período investido, em 4 meses eu superei o patamar do R$ 100 de renda passiva. Acredito que, se não fosse a pandemia, este ano teriam mais alguns meses que superariam esta cifra. 

E o mais agradável é que houve um mês que o valor que ingressou no caixa superou o valor aportado. Foi uma situação atípica (distribuição de um dividendo intercalar do Bradesco - eles zeraram a reserva de lucros) mas considero isto uma conquista. 

Eu penso que com estas ações que sigo comprando e os dividendos reinvestidos, em breve (ou não tão breve assim) superarei este patamar e um novo recorde será alcançado. Quem quiser saber quando isso vai acontecer, sinta-se convidado para me acompanhar por aqui no blog, no Instagram ou no YouTube. 

Para este mês era isso que gostaria de compartilhar com vocês. 

Abraços efusivos, bons investimentos e até o próximo mês (100º post)!


10 comentários:

  1. Você investe por fora valores maiores que a proposta aqui do blog?

    Certa vez apareceu um blogueiro que aportava 100 reais por mês só em tesouro com juros semestrais. Ele só queria ver a renda passiva aumentando, não curtia ações, correr risco.

    Te adicionei na minha lista de blogs.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o blog é um projeto paralelo dos meus investimentos.

      Sobre o desafio deste sujeito com foco no recebimento de juros semestrais eu não tenho uma opinião formada.

      Acredito que não existe um investimento certo para todos. Cabe ao investidor analisar o perfil e se posicionar nas aplicações que ele consiga dormir a noite com tranquilidade.

      Eu me sinto tranquilo como o patrimônio todo posicionado em renda variável. E o meu momento de aflição nas épocas de pânico do mercado é quando não tenho caixa para aportar mais.

      Obrigado por adicionar o meu blog à sua lista. Vou adicionar o seu também.

      Abraço.

      Excluir
  2. Olá IM!

    Interessante essa ideia, que ganha em dólar eu tenho Weg, fiz um pequeno aporte no começo da carteira, considerando os rumos da moeda brasileira, acho que essa ideia é ótima!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu amigo Bilionário!

      Há algum tempo eu queria ter montado posição em empresas exportadoras. No momento atual, faz bastante sentido estar posicionado em empresas com custos em reais e receita em dólar. Gosto bastante da Weg mas a Tupy está mais descontada.

      Abraço

      Excluir
  3. Investir em ações no longo prazo é o maior prejuízo pra uma pessoa que aporta pouco e até pra quem aporta muito. Hoje, você tem 16k investidos, sendo que aporta em ações desde 2012.

    Pois se você tivesse aplicado todo mês no tesouro direto prefixado desde 2012 você teria uns 25 mil reais ou mais.

    Ações, eu passo bem longe desse mico. Ficar quase uma década aportando pra perder da renda fixa. Longo prazo, só renda fixa.

    Ações, é só pra comprar na baixa, vender na alta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Estou consciente de que o meu projeto não é referência de investimento devido a performance estar inferior ao ganho da renda fixa.

      Entendo que poderia ter sido mais criterioso antes de comprar algumas empresas que hoje estão com performance negativa na carteira, porém acredito que o que pesou negativamente para ancorar o resultado foi que no início do projeto eu pagava quase 10% de taxa de corretagem para cada operação. Mas ainda assim penso que o resultado ainda está satisfatório.

      E como os juros compostos começam a fazer efeito depois dos 10 primeiros anos, acredito que daqui alguns ano o resultado será bem diferente de hoje.

      E não concordo que para quem investe pouco ou muito "é o maior prejuízo". Tem muitos blogs aqui da blogsfera com resultados acima do IBOV e da renda fixa.

      E quanto ao tesouro prefixado, vc acha interessante prefixar um título a 7,5% ao ano até 2026? E se a Selic voltar acima dos 10% novamente?

      Excluir
    3. Não falei pra prefixar na taxa de hoje, eu falei pra ter aportado em título prefixado desde 2012.

      Hoje, eu só aporto em poupança esperando os juros subirem.

      To cagando e andando pra renda variável.

      Dinheiro fruto do seu trabalho não pode correr risco.

      O melhor título que existe é o prefixado e ipca ambos com juros semestrais.

      Usa os juros pra comprar renda variável.

      Dinheiro fruto do seu trabalho não pode correr risco.

      Ta ai o seu resultado, perdeu pra renda fixa.

      Vergonhoso. Inacreditável. Inaceitável.

      Excluir
    4. Raia Drogasil
      2006 a 2020 = valorização 51.820 %.
      Se não tem paciência, corre pra perda fixa, que só repõe a inflação.

      Excluir
    5. Sua estratégia é bem interessante. Nunca pensou em compartilhar e agregar algo na vida das pessoas?

      Quanto a vc achar que o meu resultado é vergonhoso, inacreditável e inaceitável também tô cagando e andando para sua opinião. Pelo teor do seu comentário até parece que o dinheiro é seu.

      Excluir