quarta-feira, 1 de novembro de 2017

64ª Compra - BBDC3

Investimento do mês: Bradesco ON


Proventos Recebidos em Setembro:


Composição da Carteira:


Desempenho:


Pizza:


Evolução Patrimonial:


Histórico de Proventos Recebidos (mensal):


Histórico de Proventos Recebidos (anual):


Bom dia, boa tarde, boa noite estimados amigos!

Cá vamos nós para uma atualização deste humilde projeto amador de investimento:

No tocante ao desempenho tive ligeira variação negativa de -0,28%.

O patrimônio segue evoluindo. Devagar e sempre (ou nem sempre). Se o tal rally de final de ano se concretizar, com as compras de novembro e dezembro, desconfio que encerrarei 2017 perto dos 11k.

Em relação aos proventos, estou com uma expectativa para março. É o mês que (tradicionalmente) o Bradesco paga os proventos relativos ao exercício do ano anterior. Como minha participação está mais concentrada nesta empresa, suponho que em abril farei um aporte gordo em alguma outra empresa. Estava pensando em Fleury, CVC ou Grendene. Qual destas vocês sugerem? Teriam alguma outra sugestão promissora?

Desde já muito agradecido pelas dicas.

Abraços e bons negócios, meus nobres!




14 comentários:

  1. Grendene é uma ótima empresa, a possuo em minha carteira mas sugiro investir em Weg, maravilhosa empresa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, L. Oliveira!

      Sempre ouço falar muito bem da Weg.

      Agradecido pela sugestão.

      Abraço!

      Excluir
  2. Olá IM, uma coisa que me chama a atenção na sua carteira é as empresas CMIG, ETER e RAIL, uma vez que essas empresas não estão com os fundamentos legais, aí eu te pergunto, porque você acumula resultado negativo? Poderia ter saído dessas empresas e entrado em outras que os fundamentos apresentam melhores resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Acumulador,

      realmente deixei passar o melhor momento para sair destas empresas. Cemig e Eternit me posicionei pensando nos dividendos e menosprezei as dívidas e os prejuízos.

      Provável que nos próximos meses eu me desfaça delas.

      Quanto a RAIL, seguirei posicionado.

      Abraço!

      Excluir
  3. Grendene é ótima, tem um caixa maravilhoso que dá pra comprar a Alpargatas à vista. Dívida controlada e muito conservadora o que não faz o valor de suas ações dispararem. Mas para quem tem pela frente uns 20, 25 anos de acúmulo de patrimônio pela frente, é valorização na certa para esta ação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caixa para comprar a Alpargatas à vista? Não sabia disto. Grendene está no meu radar há tempos, Walter.

      Mas também gosto da Fleury. Estou cogitando me posicionar nas duas.

      Excluir
    2. IM, sobre comprar Alpargatas à vista foi uma Força da expressão. Patrimônio líquido da Alpargatas está em 2 bi e a Grendene tem só 1,5 bi em caixa e ainda dívida positiva.

      Excluir
    3. Entendi, Walter. Me exclamei por não saber que o montante em disponibilidades seria suficiente para comprar a concorrente.

      Excluir
  4. Muito bom seu desempenho IM, estou encantado com sua disciplina dos aportes mensais de x% do salário mínimo. Também irei fazer aportes mensais de cerca de 20 a 30% do salário mínimo, valor que recebo atualmente, e postarei os resultados no blog que criei para me auto-disciplinar soldadinhosverdes.blogspot.com.br (Se for proibido postar links aki, me desculpe, eu tiro). Gostei também de sua meta de ir até 2042, preciso criar uma para mim também, fazer uns cálculos para ver o quanto eu preciso economizar para viver somente dos rendimentos. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sempre reforço por aqui, Thor: já que o meu aporte não é expressivo preciso me regrar na disciplina.

      É legal estabelecer estas metas.

      E também recomendo bolar estratégias para minimizar as chances de não aportar. Infelizmente muitos colegas blogueiros começam e não concluem seus desafios.

      Sucesso ao amigo e um abraço!

      Excluir
  5. Amigão, te acompanho há bastante tempo e admiro sua disciplina. Sempre gostei de ações e é o tipo de investimento que mais me atrai. Uma ação que acredito que você poderia começar a comprar é Portobello (PTBL3). Empresa bem sólida, recuperando-se como todas as outras da crise que assolou o país e que pode capturar a melhora da construção civil no país. É uma pena que já subiu muito, mas as ações estão na faixa de R$5,80, e acredito que podem subir muito ainda. Um abraço e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Michel!

      Realmente o setor de construção tende a performar bem se a economia retomar o crescimento.

      Tenho ETER3 mas já devia ter vendido essa porcaria! Hehehe

      Vou considerar sua dica.

      Grato pela atenção, sucesso e um abraço!

      Excluir
  6. Fleury e GRND não tem nem o que discutir. Empresas sólidas, com a Fleury apresentando crescimento consistente nos últimos balanços.

    CVC é muito boa também. Está investindo em compras e tem tudo pra crescer. Só ressalvo essa empresa por conta dessas compras. Tem que analisar direitinho isso que ela comprou, ver se casa com a estratégia, conversar com o RI. Mas no geral é uma boa empresa também.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, IW... São empresas com lucros contantes e crescentes.

      E tanto Grendene, quanto CVC e Fleury bonificaram ou desdobraram suas ações há pouco tempo. Desdobramento, usualmente, sugere continuidade de valorização do ativo.

      E o desdobramento também favorece o investidor de orçamento mais humildade (tipo eu).

      Abraço!

      Excluir