quarta-feira, 1 de junho de 2016

47ª Compra - BRFS3

Investimento do mês: Brasil Foods ON

Adquiri 4 unidades a R$ 46,51 o exemplar.



Proventos recebidos em maio:


Composição da Carteira:


Desempenho:


Pizza:


Evolução Patrimonial:


Histórico de Proventos Recebidos:
*neste mês parece zero mas não é - (recebi R$ 0,31 do Bradesco):


Olá, prestimosos amigos.

Mais um mês que se vai e cada vez menos ações em circulação no mercado. Isso mesmo, aos poucos eu vou arrematando mais exemplares de ações no mercado fracionário. A vítima da vez foi a Brasil Foods On. Considerei a cotação atrativa e não titubeei: adquiri 4 exemplares no mês de maio.

Caçoagens à parte, neste mês tive desempenho negativo. A bolsa caiu com força e minha rentabilidade foi junto.

Mês passado calculei que neste mês, com o advento do impeachment, passaria os patamares dos 6k. Pra variar, me enganei de novo... Hehehe. Mas sorte que não tenho pressa.

Falando em pressa, tenho uma ligeira polêmica pra tratar com vocês. Agora que estou investindo no setor financeiro, li uma notícia há poucos dias que me deixou um tanto quanto preocupado:

http://projetodraft.com/os-bancos-mudaram-ou-terao-que-mudar-o-que-esperar-da-rapida-evolucao-das-fintechs-no-brasil/

Pra quem não quiser abrir o link, a notícia diz o seguinte: Os bancos mudaram – ou terão que mudar. O que esperar da rápida evolução das fintechs no Brasil

Visionários sugerem que a próxima revolução, depois do Uber vesus táxis, vai ocorrer no sistema financeiro e que as fintechs estão ganhando o mercado e que vieram pra ficar.

Agora lhes questiono, acionistas de longo prazo do BBDC, BBAS, ITUB, ITSA...: quão confortáveis vocês estão com este cenário sombrio que se avizinha?

Sei que parece cedo pra levantar a polêmica, mas me parece que num futuro não muito distante as margens dos nossos bancos tenderão a cair para que possam competir com as fintechs. Será que Bradesco e Itaú conseguirão manter os índices de ROE neste novo cenário? Seria o momento de rever o investimento? Ou será que alguma empresa de fintech terá ações para comprar na bolsa brasileira?

Desde já, agradeço as considerações de quem se manifestar.

Abraços e bons negócios aos convivas.

9 comentários:

  1. Ola IM,

    Nao gosto muito da BR Foods pois ela desocupou alguns galpoes de um FII que tenho, o SDIL, considero BR Foods 'Empresa non Grata'.

    Brincadeiras a parte, boa empresa.

    Sobre as startups de bancos isto ainda demorara muito tempo para acontecer, pois ainda ha muitas pessoas sem acesso a internet e a desconfianca impera em nosso pais.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado VDC,

      sugiro que não leve para o lado "pessoal" esta situação com a BRFS3... Hehehe

      Levantei a polêmica pois mesmo que isto leve alguns anos, sempre considero o horizonte de longo prazo como fator de decisão de compra de uma empresa.

      Sei que nenhuma empresa está livre de ter o setor invadido por concorrentes agressivos mas penso que, mesmo no cenário mais desafiador, os grandes bancos ainda darão muitos frutos aos acionistas.

      Abraço e valeu a visita.

      Excluir
  2. Posso estar enganado mais os bancos certamente absorverao essas fintechs comprando as empresas ou copiando as funcoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Soldado,

      também considero isto mas o que observo é que copiando as funções, seria difícil dos bancões manterem as margens e índices de ROE.

      Excluir
  3. Fala IM! Cara, esse teu histórico é fantástico porque você se propôs a fazer isso durante 20 anos com 20% do salário minimo somente em ações, continue assim e acho que terá boas surpresas daqui a uns anos. Todos nós fazemos um mix de tudão e assim não temos um experimento como o seu, sabe que até me inspirou em fazer algo parecido? kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado BPM,

      o caminho vai da natureza de cada um. O resultado por vir antes para alguns, depois para outros.

      O que interessa é dar o primeiro passo, manter a disciplina e perseverança que, mais cedo ou mais tarde, os frutos virão.

      Sucesso ao amigo e um abraço!

      Excluir
  4. oi Miseravel,

    vc me inspirou a investir no mercado de açoes e fiis c pouco dinheiro, atualmente tenho 900 +- e to feliz q vo ganhar 8,33 de rendimentos esse mes
    rngo11 ta em queda, ja pensou em diversificar? abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado Ewaldo,

      é muito gratificante saber que o meu projeto motivou alguém a tomar a iniciativa e dar o primeiro passo nos investimentos.

      E quanto a sugestão de diversificação, por ora pretendo seguir os aportes em ações. Já pensei algumas vezes em partir para FII, me agrada bastante o fluxo dos proventos mas, por enquanto, seguirei os aportes em ações.

      Caso haja uma valorização expressiva das empresas, vou considerar outro tipo de investimento.

      Abraço e valeu a visita!

      Excluir
  5. Ótimo ponto IM!
    Se realmente os bancos derem espaço, dificilmente vao conseguir manter as margens. Acredito que esse espaço não sera dado, e ainda sim veremos algumas boas startups crescendo no mercado brasileiro para disputar market share com os grandes bancos. Se a margem cair, espero que os bancos agreguem valor a suas ações de alguma outra forma. Abraço!

    ResponderExcluir