quarta-feira, 4 de agosto de 2021

109ª Compra - BBDC3

Investimento do mês: Bradesco ON

Adquiri 10 unidades a R$ 23,09 o exemplar. 



Proventos recebidos em julho:


Composição da carteira:


Desempenho:



Pizza:



Evolução patrimonial:



Histórico de proventos recebidos e aporte (mensal):



Histórico de proventos recebidos e a receber (anual):



Bom dia, boa tarde, boa noite, estimados amigos! Findamos mais um mês e cá estamos nós para  mais uma atualização deste humilde projeto amador de investimentos. 

E o mês de julho azedou: desempenho de -3,12%. No patrimônio recuei para os patamares dos 22k e de positivo só os proventos recebidos:



Não foi o recorde de proventos recebidos, porém o valor recebido superou o aporte. E é a segunda vez que isto ocorre neste projeto. Prova de que o efeito de bola de neve dos juros compostos está fazendo efeito. 


E este foi o melhor mês de julho da história do projeto no tocante ao recebimento de proventos. Considerando o que está provisionado o que recebi neste ano, até o momento a renda passiva está em R$ 743 e ainda temos mais 5 meses para colher os rendimentos das empresas que sou sócio.  

Sobretudo, estou considerando ajustar a estratégia. Frente a tributação de dividendos e ao peso em empresas maiores, planejo nas próximas compras me posicionar mais em small caps. Tenho feito algumas alterações nas posições e pretendo intensificar a mudança. 

Small Caps são empresas de menor capitalização (até 5 bi) e com menor liquidez. Consequentemente, elas não estão nos holofotes e acabam sendo desprezadas pelos grandes investidores porque qualquer cifra mais expressiva causa muito barulho para montar ou desmontar posição. 

E analisando o caso de algumas empresas da carteira, penso que é bem desafiador de uma empresa como, por exemplo, a Ambev, líder do seu setor, dobrar de tamanho. O valor de mercado dela hoje está acima dos 250 bi. Ela não tem muito para onde crescer e, frente o percentual de mercado que ela tem o Cade não permitiria uma aquisição de algum concorrente. 

A Schulz tem ROE melhor que a Ambev e vale menos de 2 bi. Ela está mais focada em reinvestir no próprio negócio então não deve proporcionar muitos dividendos nos próximos trimestres. Contudo, com a reforma tributária, possivelmente muita empresa vai diminuir o payout e focar mais em crescimento. 

Então, estimados amigos, seguirei fazendo alguns ajustes na carteira. Se tiverem sugestões de Small caps, sintam-se confortáveis em indicar. Se possível com o diferencial competitivo e um breve racional do investimento. Desde já, agradeço as sugestões. 

Para este mês era isso que gostaria de compartilhar com vocês.

Aproveito para reforçar o recado de me acompanharem no Instagram e no YouTube.

https://www.instagram.com/investidormiserave/

https://www.youtube.com/results?search_query=investidor+miser%C3%A1vel

Abraços efusivos, bons investimentos e até o próximo mês. 

7 comentários:

  1. Segue forte nos aportes de Bradesco :)

    A "Shutz" seria qual ação? Seria a Schulz? Se for essa é uma empresa interessante, eu já dei uma estudada nela na época que comprei Weg, são do mesmo setor, os indicadores de preço dela são até melhores que os da Weg, que é uma ação modinha... mas muito boa também e com ROE melhor.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Bilionário,

      Esse foi o racional de concentrar o aporte na Schulz. Small cap com potencial de crescimento. Entendo que a Weg tem uma baita avenida para evoluir, porém o preço desmotiva novos aportes.

      Abraço, meu nobre!

      Excluir
  2. Grande, estimado, Investidor Miserável!

    Este fechamento também foi lindo aqui com nosso bradescao da massa, e bem legal sua estratégia, é algo que pretendo implementar na minha, mas irei demorar um pouco, tenho muita coisa a rebalancear e enxugar.

    Vai com tudo na sua carteira que vamos acompanhando daqui e desejando muita sorte a ti!

    Abraços efusivos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado One,

      aos poucos vamos alinhando os objetivos conforme as circunstâncias permitem. O importante é manter o foco.

      Abraço, velho amigo!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Cade a postagem do mês amigo?? Não abandona o projeto não…. Um dos melhores da internet…

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Renda Passiva,

      demorou mais que o normal esse mês mas ela vai sair.

      Desculpa a demora e muito obrigado.

      Excluir