segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

90ª Compra - KLBN4

Investimento do mês: Klabin PN

Adquiri 61 unidades a R$ 3,50 o exemplar.

Proventos recebidos em dezembro (NOVO RECORDE):


Composição da carteira:


Desempenho:


Pizza:


Evolução patrimonial:


Histórico de proventos recebidos (mensal):


Histórico de proventos recebidos (anual):


Bom dia, boa tarde, boa noite, estimados amigos! 2019 encerrou e vamos para mais uma (atrasada) atualização deste humilde projeto amador de investimentos.

Trecho retirado da atualização de janeiro de 2019: "para o final do 2019 eu espero alcançar um patrimônio superior a 15k e superar o total de proventos recebidos em 2018. Dezembro do final deste ano veremos o que foi alcançado."

Apesar do desempenho ficar abaixo do IBOV, a carteira ficou com rentabilidade de 27% em 2019.
Resultado um pouco abaixo do esperado, porém se considerar que em janeiro de 2019 eu estava com expectativa de ultrapassar o patamar dos 15k de patrimônio e superar o montante de dividendos recebidos em 2018, me sinto satisfeito com o resultado no final de dezembro: o patrimônio encerrou acima de 18k e o total de dividendos recebidos dobrou na comparação com 2018.

Os proventos recebidos em outubro e dezembro contribuíram para a quebra de recorde deste patamar. Outro número que merece ser mencionado é que o valor recebido de proventos em dezembro superou o aporte mensal. Achei que isso demoraria mais algum tempo a acontecer mas, felizmente, ocorreu em 2019.

No tocante ao esperado para o final de 2020, considerando o momento de "gravidade para cima" da bolsa, imagino até o final de dezembro o patrimônio esteja superior a 25k. Quanto ao total de dividendos para 2020, penso que o valor alcançado em 2019 será superado.

 E quanto a quantidade de ações para cada empresa, fica ousado mensurar um número a alcançar pois as cotações oscilam todos os dias. Mas a tendência é que eu foque os aportes em Braskem e Klabin.

E vocês, quais as empresas que pretendem acumular no decorrer do ano?

Abraços efusivos, um promissor 2020 e até o próximo mês!

12 comentários:

  1. Olá IM, continuo acompanhando e aguardando mês a mês sua evolução neste belo projeto. Dividendos superando aporte é um sonho pra mim, mas perseguirei pelo tempo que for preciso. LEVE3 (METAL LEVE) e ABEV3 (AMBEV) são minhas aspirações para aumentar a quantidade em 2020.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Ae3pessoa,

      Não esperava que alcançaria a marca de superar o aporte com dividendos antes dos 10 anos do desafio. Mas, felizmente isso aconteceu antes do previsto.

      Boas empresas, cogitei investir na LEVE3 mas optei pela TUPY3.

      Abraço e sucesso nos seus desafios!

      Excluir
  2. Parabéns IM, sucesso nos investimentos agora em 2020. Flws

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, IM.

    Fico muito feliz por você ter alcançado as metas traçadas para o ano de 2019. Coisa linda ver os dividendos superando o aporte.

    De grão em grão a galinha enche o papo, o seu projeto é prova disso!

    Esse mês aportei na BB Seguridade, para os próximos aportes: TRPL4 e SAPR4 estão no meu radar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, nemu nobre amigo!

      O fato dos desafios serem mais humildes ficou mais fácil de alcançar o objetivo.

      Acho que vou aportar em TRPL3 para este mês. Você não prefere as ações ON ao invés das PN?

      Abraço e sucesso ao amigo!

      Excluir
    2. A ON é mais cara do que a PN, além disso tem menor liquidez.

      Por outro lado, a PN não tem tag along.

      Como foco em dividendos, a PN é mais vantajosa, apesar do risco associado.

      Excluir
  4. Parabéns pelos investimentos meu caro, você nos inspira. Os dividendos superando os aportes só mostra a força do investimentos em ações e tem cara por ai que fala que dividendo não importa. Me segue, um forte abraço! https://oinvestidorperspicaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu amigo perspicaz!

      Infelizmente a cultura do nosso país é voltada para o imediatismo e do consumo. Ninguém foca em longo prazo, querem tudo para ontem. Não para menos que as pirâmides financeiras se desenvolvem com força.

      Mas o importante é que somos a exceção.

      Seu blog já está na minha lista.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  5. Olá IM, parabéns, realmente até que foi rápido para os rendimentos superarem o aporte, 90 meses, 7 anos e meio... a maioria das pessoas nem cogitam investir para um prazo desses, e você tem mantido a disciplina, parabéns mais uma vez!

    Pra este ano estou pensando em comprar algumas ações do setor de tecnologia, e do setor de telecomunicações, que não tenho destes setores ainda, além de seguir minha estratégia de balanceamento de carteira, aportando onde a planilha manda, o problema é que tem poucas opções, talvez compre VIVT3, TIMP3, TOTS3 e LINX3, tudo fracionado hehe mas vou estudar elas primeiro.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo Bilionário!

      Também me interesso por TOTS3 e LINX3, mas infelizmente não achei as cotações muito atrativas. Entendo que elas nunca foram muito baratas, mas acredito num momento de pânico do mercado alguma promoção possa surgir para montar posição.

      Abraço e sucesso!

      Excluir