segunda-feira, 1 de junho de 2015

35ª Compra - RUMO3

Investimento do mês: Rumo Logística ON

Adquiri 99 unidades a R$ 1,37 o exemplar.

Proventos recebidos no mês de maio:

CSNA3 Aluguel de Ações R$ 3,18


Composição da Carteira:

Desempenho:


Pizza:


Evolução Patrimonial:


Histórico Proventos Recebidos:


Mas que volatilidade violenta neste mês de maio. Achei que ia ficar o mês no zero mas quase no apagar das luzes um força vendedora muito forte apareceu e o desempenho ficou, mais uma vez, a desejar. 

Comprei RUMO3 neste mês. Os indicadores não são os mais favoráveis mas embasei a minha compra nesta parceria com a Cosan. Sei que no dia 12/6 tem assembléia pra agrupar as ações mas quero aproveitar estes preços (que tem tudo pra ficar mais barato ainda) e seguirei encarteirando. 

Bons negócios e That's all folks! 

15 comentários:

  1. IM,

    Mesmo com a queda do mês, repare que vc tá quase no seu topo histórico! Foco que os R$10k estão mais perto do que vc imagina.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PR,

      como a nomenclatura descreve, a renda variável tem esta natureza de oscilar. E com isto, oscila também o desempenho do investidor.

      Acredito que, em um cenário otimista, até 2017 alcanço os 10k.

      Sempre reforço que a prioridade não é a cotação das ações mas não dá pra negar esta obsessão pelos 10k. Hehehe

      Abraço e valeu a visita ;)

      Excluir
  2. IM,

    Não pude deixar de perceber que você comprou 99 ações RUMO3 (Papel que eu inclusive não tenho condições alguma de dar dar pitaco), mas a pergunta é porque não comprou um lote inteiro ou seja 100 ações e não ficaria inclusive mais em conta?
    Creio que quem compra 99 pode comprar 100.
    Sei que você é bastante metódico e segue o que foi estipulado, caracteristicas que inclusive acho muito legais.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IM,

      Muito boa a escolha. Comprou no fracionário:
      Compra no fracionário de 99 ações a R$1,37 = R$135,63 + R$5,00 (corretagem) = R$140,63 e 99 ações
      Compra do lote completo de 100 ações a R$1,37 = R$137,00 + R$10,00 (corretagem) = R$147,00 e 100 ações

      Ou seja, ele pagaria R$6,37 a mais por 1 ação que vale R$1,37, devido ao custo da corretagem em lote inteiro ser o dobro da corretagem no mercado fracionário. Esse tique que as pessoas tem de deixar as ações todas em números múltiplos de 100 não adianta de nada, e nesse caso dá pra ver que foi vantajoso pra ele optar por esse método de compra, matematicamente falando. O método é melhor ainda porque os aportes do IM são pequenos e esses R$6,37 representa mais de 4% do aporte mensal do nobre IM.

      Espero ter esclarecido o raciocínio. Na verdade, tomara que tenha sido isso mesmo kkkkkkkkk. Só o próprio pode confirmar ou desmentir essa minha teoria.

      Abraço!

      Excluir
    2. PR,

      Valeu pela sua atenção a minha pergunta, sobre a diferença de corretagem sobre lotes fracionários e lotes inteiros eu te digo que não tenho muito o que dizer, pois na corretora do Bradesco, eu nunca percebi diferenças nas taxas entre ambas as situações.

      Mas isto pode ter muito sentido, pois olhando nos books de ofertas no mercado fracionários sempre percebo quantidades de exatamente 99 ações tanto na venda quanto na compra.

      Quero ainda dizer que olhando o meu texto da postagem anterior, ficou parecendo uma critica, mas na verdade a minha intenção é só saber o porque de 99 e não 100?

      Pobre Renquela, um grande abraço pra você e uma pergunta vai chegar nos R$ 50.000,00 em 2015?

      Ao Investidor Miserável, de novo quero dizer que você foi um dos motivadores para que eu também tivesse um blog e levasse os meus investimentos mais a sério!

      Abraços e boa sorte a todos no Mês de junho, rentabilidade azul para todos!

      Excluir
    3. INM,

      Tudo bem, estamos aqui pra trocar idéias, discutir, aprender e ensinar!

      Olha, eu falo isso porque até hoje ainda não tenho 1 lote completo de nenhuma empresa que sou sócio, mesmo com mais de R$40k de patrimônio.

      Com relação aos R$50k, com certeza. Até o final do ano pretendo aportar mais R$15k, ou seja, sem contar com rentabilidade já passaria dos R$50k. Teria que ter uma queda muito grande pra eu não chegar aos R$50k, mas vamo ficar na torcida!
      E ano que vem acho que chego aos R$75k.

      Vamo que vamo!

      Excluir
    4. Prezados, PR e INM,

      avalizo e agradeço toda a explanação que o PR desenvolveu.

      No caso da minha corretora o custo do lote padrão (100 ações) é R$ 20. E o fracionário custa apenas R$ 5.

      Bem mais em conta focar nas 99 unidades pagando R$ 5 de custo da ordem de compra do que 100 ações e pagar R$ 20.

      Bacana este canal de comunicação para ajudarmos um ao outro. Temos apenas o contato virtual mas muito me agrada em saber que, de certa forma, colaborei com o progresso de um amigo investidor.

      Confesso que, às vezes, dá inveja de ver o patrimônio de vocês crescendo nos patamares chineses e eu minguando no modelo brasileiro! Hehehe

      Brincadeiras à parte, sucesso aos convivas e que sigamos sempre focados em nossos objetivos!

      Excluir
  3. boa IM... a questão das 99 acredito q foi isso mesmo q pr respondeu acima... Im praticamente zerei minha carteira esse mes e vou recomeçar bem devagar... mas to ficando tubinha em imoveis hehehe mas vou aportar cm vc bem leve mas tentar tds os meses... disciplina é td e seu blog é altamente incentivador abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso, AJ.

      Avalizo tudo que o PR escreveu.

      Mas que beleza, AJ! Espero que consiga colher o mais breve possível os frutos do seu investimento.

      Pelo jeito os próximos aportes serão gordos agora que vc é um latifundiário! Hehehe

      Brincadeiras à parte, espero que o amigo retome as compras pois as promoções estão aí. ETER3 (sei que vc é fã da coruja), HBOR3 e os bancos estão com as cotações bem convidativas.

      Sucesso ao amigo e muito agradecido pela visita.

      Excluir
  4. Investidor Miserável,

    Concordo com você em relações as diversas promoções que estão por aí.
    Fico até meio querendo que caia mais e vire logo o mês para comprar mais barato!

    Brincadeira isto né, já sempre desejamos que subam as cotações.

    Sobre os aportes violentos, eu fiquei pensando que é meio louco isto porque eu quando olho os patrimônios dos amigos de outros blogs, fico meio envergonhado.

    Mas logo vem a alegria, já que estão na caminhada a muito mais tempo do que eu.

    Vendo o patrimônio e também a maneira como investem e quanto todos estão ficando bons no quesito investimentos, com tudo isto tenho certeza que chegarei lá na IF.

    Mas vamos em frente, rumo a Independência Financeira.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, INM...

      Muitas pessoas reclamam da falta de grana mas não fazem nada pra mudar esta situação. Continuam gastando mais do que ganham, não procuram estudar sobre investimentos e não entendem como não sobra dinheiro.

      Sei que são passos de formiga e o que o caminho pra alcançar a IF é longo mas pelo menos os primeiros passos foram dados.

      Sucesso ao amigo e um abraço!

      Excluir
  5. Como diz o T. Harv Eker: "Seus investimentos crescem à medida que você cresce". Sempre em frente meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa citação, amigo IF.

      Não sem quem é o autor mas aprecio muito essa mensagem: "Mares calmos não produzem bons marinheiros."

      A turbulência está aí e seleção natural também. Aqueles que forem mais persistentes e colherem as boas oportunidades desta crise vingarão suas sementes.

      Foco no objetivo e um abraço ao amigo!

      Excluir
  6. Estimado Uorrem,

    sei que o investimento em RUMO3 é ousado e que a fatia da pizza do meu porfólio nesta empresa é alto considerando o risco.

    Mas é uma aposta que pretendo manter e seguir aportando. Entendo que ela é bem alavancada mas penso que ela é uma das chaves pra solucionar os gargalos do país.

    Pelo risco que representa, eu deveria ter um percentual menor na carteira mas considero estas adversidades uma oportunidade onde manterei os aportes. Presumo que na próxima década eu tenha uma grata surpresa. Talvez esteja pagando mais caro hoje mas é a minha aposta pro setor logístico.

    ResponderExcluir